domingo, 9 de dezembro de 2007

Sobre gostos ecléticos

Há quem viva a vida por compartimentos. Passo a explicar: tal como numa prateleira de supermercado existem produtos arrumados de acordo com as características que possuem (massas: esparguete, fusilli, massa de fitas, cotovelinhos, estrelinhas, massa de letras; legumes: espinafres, bróculos, nabiças; carne: porco, vaca, perú, frango; lacticínios: leite, natas, iogurte), há pessoas que são incapazes de comer algo que não esteja situado no corredor das massas. Para estas pessoas não existe boa carne nem bons lacticínios. Só existe boa massa. O mesmo exemplo se pode dar para a secção de música de uma loja da especialidade. Há pessoas que só frequentam o corredor do heavy metal e hard rock, outras só olham para a música clássica, outras ainda só vêm o corredor da pop e outras só olham para o que aparece no corredor da música alternativa.

Ora o que eu quero dizer com isto é que para mim a vida seria uma grande chatice se só comessemos massa. Ou se só consumíssemos música pop. Cá por mim prefiro deambular pelos corredores e ir escolhendo aquela massa mais apetecível, a melhor carne, os legumes que parecem mais saborosos... ou escolher aquilo que mais me agrada no pop, no rock, na música clássica ou na alternativa. É claro que há géneros de produtos que frequentemente me agradam mais do que outros e quero com isto dizer que se calhar há corredores da loja de música onde vou parar mais vezes. Mas sou incapaz de ignorar os outros.

Vem isto a propósito de ter sido recentemente criticada, com um esgar de desprezo a acompanhar a crítica, por ter em cima da mesa um CD da Madonna ao lado de vários CD dos U2 e um CD da Cat Power. Ora bem... considero que não nos devemos deixar influenciar pelos rótulos que tanta gente gosta de colocar às coisas, e neste caso à música de um artista em particular. E em relação à Madonna (que era o que aqui parecia à pessoa em causa um produto do corredor errado), gostaria de dizer que esta senhora, não tendo uma grande voz, é uma senhora que dá frequentemente grandes shows, é capaz de produzir música de grande qualidade, tem muitos videoclips de óptimo bom gosto e tem um álbum do qual eu gosto particularmente, intitulado Ray of Light. E pronto, fico-me por aqui porque não tenho mais tempo para divagar sobre o assunto. Tenho o dito.

8 comentários:

Anónimo disse...

انا دائما اعجب هذا سيده. بعد سنوات عديدة على رأس انها دائما في عصرنا ، وخاصة جدا الموهوبين سواء احببنا ذلك ام لا.

Ora Tomem.
JP

lara_1012 disse...

LOL!
Acho que a última palavra é... limão?

Anónimo disse...

LOL...LOL...LOL
Si legge da destra a sinistra
JP
Isto é que é qualidade...

lara_1012 disse...

Ah! Oamil, portanto... Capisco, capisco...

Sindroma disse...

Bien, je ne sais franchement qu'est-ce que je peux dire encore. Tu te internacionalizes de plus en plus, hã? Salut de Saint Dimanche de Rennes

Sindroma disse...

Eh bien, «t'internacionalizes», va!

Unknown disse...

Having in account the ecleticism of the post, I cannot leave without send my pleasure to be a friend of the author of the wise words and the vast group of wise commentators. Compliments, from Mysaint

lara_1012 disse...

Wellcome, oh fancy-one from MySaint!
I'm going to add your blog link, ok?
Angel (The Wise).

Et pour toi, Sindroma, un baiser de Quelle Lumière.