quarta-feira, 19 de dezembro de 2007

Covers (e o David Fonseca)

Diz a definição que uma cover version ou simplesmente cover é uma versão de uma canção previamente gravada. O sentido desta expressão é pejorativo para alguns, que consideram o original como a versão definitiva, que nunca deveria ser interpretada por outros.

Vem isto a propósito dum post da minha querida bisnaga janota, que já percebi que tem uma pequena embirração com o David Fonseca. Embirrações à parte (eu até gosto do rapaz, pá...), lembrei-me de algumas covers que dou graças a Deus por existirem.

Olhem só:

Dazed and Confused. Led Zeppelin, certo? Errado. Jake Holmes.
Layla. Eric Clapton? Nope! Derek and The Dominos.
Unchained Melody. Lembram-se dos Righteous Brothers? Não é deles. É de Les Baxter. Também gosto da versão do Elvis ou dos U2.
Tainted Love. Grande sucesso dos Soft Cell. Mas o original é de Gloria Jones.
Killing Me Soflty With His Song. Roberta Flack dixit. Mas primeiro disse Lori Lieberman.
Easy. Lionel Ritchie? Faith No More? Naaaa. The Commodores.
Black Magic Woman. Santana, claro. Népia! Fleetwood Mac.
Alabama Song. The Doors? Não. Kurt Weil.
American Woman. Lenny Kravitz. Ou será The Guess Who?

E pronto. Eu até gosto do David Fonseca, e confesso que prefiro ouvi-lo a cantar a ele o Rocket Man, em vez do Elton John. E também gosto dos Erasure, mas a versão do David Fonseca do A Little Respect, não tá nada mal, não senhores.

Vá, bisnaga, ouve lá um pouco desta musiquita do moço. Com um beijinho celestial da tua amiga Angel.

5 comentários:

Anónimo disse...

Porra..porra...porrra, NÃO DIGAM MAL DO DAVID FONSECA, nesta marasmo em que se transformou a musica tuga ele e os clã são a unica coisa que se vai aproveitando.
JP

Unknown disse...

Mandaste-me ouvir a música ou VER o vídeo?! Claro que gostei de ambos. Não perceberam que apenas embirro com o novo modo como rapaz canta? E com o rocket man, raios.

Anónimo disse...

Perdão, a única coisa que se aproveita neste marasmo musical são mesmo a Angel e a Janota: eu já as ouvi cantar. E sempre covers!

lara_1012 disse...

Pronto, mas deste-me um pretexto para falar de covers, tájaber? E agora vamos cantar as duas, que o marasmo gosta. Ou será o tsunami?

Unknown disse...

Deixa, seja lá quem for, tsunami ou marasmo, é capaz de gostar de duetos.