É muito difícil para mim organizar um top de filmes favoritos e tenho a sensação que depois de o elaborar e de o postar, me vou lembrar de algum filme que de certeza lá deveria figurar. De qualquer forma, há filmes que nos marcam por razões várias e que portanto ficam a fazer parte da nossa lista de favoritos. O que a seguir apresento é mesmo isso: um top pessoal de favoritos, que atende a critérios obviamente subjectivos. Reduzir a lista a 10 é mesmo uma coisa atroz, e ordená-la então, está fora de questão, portanto, vou optar pela ordem crescente do ano correspondente ao filme e, dentro do mesmo ano, pela ordem da data de estreia do mesmo.
2001: A Space Odyssey (1968), de Stanley Kubrick
The Godfather (1972), de Francis Ford Coppola
Blade Runner (1982), de Ridley Scott
Blue Velvet (1986), de David Lynch
Sex, Lies and Videotape (1989), de Steven Soderbergh
Pulp Fiction (1994), de Quentin Tarantino
Trainspotting (1996), de Danny Boyle
The Matrix (1999), de Andy e Larry Wachowski
Eyes Wide Shut (1999), de Stanley Kubrick
Fight Club (1999), de David Fincher
4 comentários:
Os meus favoritos da lista: Blade Runner e The Matrix. Ainda os adoro e revejo com gosto. E estes ano, quais serão os "oscarizados"? (Presumindo que haja cerimónia)Candidatos favoritos, tens? Tirando, claro, "O mistério do dedo decepado com faca de cozinha" do famoso Sarapatel de Oliveira, com acção loucamente electrizante e com uma voz off, de narrador entusiasmado, a explicar claramente o que se está a ver claramente visto... ;)
MSN
Gabo-te a coragem, angel. Fazer um top de qualquer coisa é muito difícil por isso mesmo que dizes, depois de o fazer, lembras-te sempre de outros, provavelmente outros 10. De quantos mais já te lembraste desde ontem? E o que fica em 11, como consegues excluí-lo?
Ando a tentar fazer o meu top, mas é de facto um trabalho exigente. Dos que que tu escolheste, para mim, 2001, Odisseia no Espaço e Blade Runner, forever. Blade Runner é um grande, grande, grande filme. E por Rutger Hauer - era ele, não era? - lembro-me imediatamente de uma coisa fortíssima... cujo nome não me lembro... com um Rutger Hauer como assassino ensandecido, na auto-estrada... medo, medo!
E Blue Velvet, claro! Aaaaaah!
Enviar um comentário