sexta-feira, 15 de maio de 2009

Anjos & Demónios



Fui ontem ao cinema ver o filme de Ron Howard baseado em mais um romance de Dan Brown. Entrei na sala sem grandes expectativas por várias razões. Em primeiro lugar já li vários livros de Dan Brown (incluindo este) e considero que apesar de proporcionarem bons momentos e de estarem construídos de forma a virar vorazmente as páginas, seguem todos uma linha narrativa muito semelhante e têm histórias construídas com os mesmos ingredientes. Em segundo lugar, já tinha lido e posteriormente visto o Código Da Vinci: enquanto que gostei bastante do livro (foi o primeiro que li do Dan Brown), achei que o filme não fazia jus ao livro e principalmente não gostei de ver o Tom Hanks como Robert Langdon, pois construiu a personagem duma forma muito diferente daquela que eu imaginara ao ler o livro. Para além disso, no filme faltavam muitas coisas que constavam no livro (é inevitável, eu sei, mas fizeram-me falta), e os acontecimentos, que já no livro se sucedem muito rapidamente, no filme passaram num flash.

Exactamente do mesmo mal padeceu este Anjos & Demónios: muito acontecimento condensado em tão pouco tempo. Quanto ao Tom Hanks, talvez já me tenha habituado mais a vê-lo como Robert Langdon e desta vez não me chocou tanto. Agora, se me perguntarem se gostei muito do filme... huuummm... nem por isso. Gostei de ver a reconstituição da biblioteca do Vaticano e a teatralização de todos aqueles protocolos eclesiásticos. Gostei muito de ver a anti-matéria guardada no contentor e achei a explosão final muito bem conseguida no ecrã. Gostei muito da interpretação do Ewan McGregor como Camerlengo Patrick McKenna. Mas não consigo destacar muito mais, e só isto não me serve muito. Três estrelas e uma delas é para o Ewan.

Adenda: esqueci-me de falar no CERN. Adorei ver o interior dos laboratórios e o Large Hadron Collider. Aconselho vivamente a leitura do website criado pelo próprio CERN para explicar a ciência por trás da história do filme. Isto sim, 5 estrelas.

Sem comentários: