Quem anda comigo no carro já deve ter apanhado com esta conversa algumas vezes. É verdade que o tráfego e o fenómeno dos engarrafamentos, que às vezes parecem aparecer do nada, me fascina; e já dei comigo várias vezes a pensar que devia haver um modelo matemático para estudar a coisa. A verdade é que os modelos existem de facto, sendo os estudos relativamente recentes. Existem universidades cujos departamentos de matemática ou física têm cientistas a estudar o fenómeno e existe uma Mathematical Society of Traffic Flow. Já me sinto melhor, não sou a única a sonhar com isto. Há mais geeks no mundo! Já não estou só! Muito interessante o Optimal Velocity Model e a Applet Java que o demonstra graficamente. No YouTube há um vídeo no canal da NewScientist que põe em prática aquilo que se vê na Applet:
Vão dizer-me: não é preciso um matemático para saber isto! Já sabia que era esta a causa dos engarrafamentos! Pois bem, então se sabem que a causa dos engarrafamentos é serem uma cambada de garganeiros na estrada, sempre a tentar preencher espaços para ninguém se pôr à vossa frente, e depois toca a botar pés ao travão... então esforcem-se por manter uma velocidade constante, mantendo a distância ao carro da frente regular. Quanto ao modelo matemático, é útil. Pode ajudar a prever se numa dada estrada vai haver engarrafamentos futuros, com base nos padrões de tráfego num dado instante. Que tal esta? Michael Schreckenberg e a sua equipa, da Universidade de Duisburg-Essen (Alemanha) já construíram um modelo capaz de fazer isto, no passado ano de 2004. Claro que depois de colocarem as previsões à disposição do público num site da internet, o sucesso foi tanto que houve quem começasse a planear as suas viagens a partir daí, o que afectou a veracidade das previsões. A arte de prever o futuro é difícil, mesmo para os matemáticos. Mas eles não desistem e tentam incorporar este efeito no modelo. Haja curiosidade e persistência. Tiro-lhes o chapéu.
1 comentário:
Deixa dizer-te, caso nao saibas, que ha lugares no mundo bem perto de nòs onde uma rotunda, em vez de ser um elemento descongestionador de transito, sao o local preferido pelos carabinieri para fazer operaçoes stop. Pensavas que anedotas destas sò em portugal? Enganas-te: por aqui a inteligencia nao abunda...
Enviar um comentário