terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Crepúsculo

Este fim de semana deixei-me apanhar por um livro. Não o considero extremamente bom, mas é daqueles que não consegui parar de ler. Parece que não me aconteceu só a mim, o fenómeno é global e está aí a chegar ao cinema (daí a minha urgência em ler o livro primeiro...) - chama-se Crepúsculo ou Twilight, no original.

Se me pedissem um paralelo com qualquer outro livro que tivessem lido, talvez definisse a coisa mais ou menos assim: Crepúsculo é um livro do género dos do Dan Brown, no sentido em que é uma receita que se lê de forma imparável, mas não tem nada a ver pois conta uma história de amor entre uma humana e um vampiro. Do tipo Dan Brown encontra Anne Rice, 'tão a ver?

Então o que é que fascina, o que é que faz ler de forma imparável? As respostas são simples: A história passa-se em ambientes mágicos e verdejantes com muito musgo e muita neblina... É claro que a forma de narrar a história cria antecipação em relação ao que se irá passar de seguida. E neste ponto o fundamental é que há um vampiro que se apaixona perdidamente pela sua vítima, não sabendo se consegue controlar a sua natureza a ponto de a matar num instante de paixão mais intensa. Foi uma boa ideia.

Bom, o primeiro livro já está lido. Venha o segundo, para beber mais um pouco da sangrenta receita. E pode vir já o filme, que estreia esta semana. Ouvi dizer que não faz jus ao livro e que não é vendo o filme que se ficará com vontade de o ler. Então ainda bem que o li antes. Fica aqui o site oficial do filme, da autora do livro e, para finalizar, um trailer. Até já, que vou continuar a minha leitura.

Sem comentários: