domingo, 28 de dezembro de 2008

What's eating Gilbert Grape?

Seguindo uma dica deste meu amigo, arranjei maneira de visionar este filme de Lasse Hallström, que segundo apurei, foi exibido em Portugal com o título encurtado "Gilbert Grape". Como seria de esperar, não dei o meu tempo por perdido. Com um elenco de luxo, embora nem todos ainda muito conhecidos na altura (1993), encontramos Johnny Depp no papel de Gilbert Grape, habitante da localidade de Endora, que tem a seu cargo uma família onde os problemas abundam. O seu irmão mais novo Arnie, muito bem interpretado por Leonardo DiCaprio (na altura com 18 ou 19 anos) tem uma deficiência mental, e não é propriamente a pessoa com quem é mais fácil lidar; das duas irmãs, a mais velha está encarregue das tarefas domésticas e a mais nova está em crise de adolescência; a mãe não sai de casa desde que o marido morreu e é morbidamente obesa. É neste cenário que chegam à localidade de Endora os campistas, entre eles Becky (Juliette Lewis), que viaja na companhia da sua avó e que se vem a tornar uma espécie de catalisador de mudança na vida de Gilbert.

Gostei da forma como uma história que é na verdade um pouco bizarra, se desenrola perante os nossos olhos com uma tão grande naturalidade. Afinal de contas, bizarrias destas e doutras existem a toda a nossa volta. Doce e amarga, dramática e humorística, assim é a realidade. Estou muito poética hoje, hein? Anyway, vale muito a pena ver. E aceitam-se mais sugestões!

Deixo aqui um documentário que encontrei no youtube, onde actores, argumentista e realizador falam um pouco sobre o filme e as personagens.



E pronto. Match in the Gas Tank, Boom, Boom!

Sem comentários: