segunda-feira, 3 de março de 2008

Sobre canções "reconfortantes"

Aqui há tempos deparei-me com uma página na internet que continha uma lista de canções que supostamente ajudariam uma pessoa a sentir-se melhor em caso de desespero. Entre elas estavam, por exemplo, a famosa "Bridge Over Troubled Water" de Simon & Garfunkel, "Imagine" de John Lennon, "Hero" de Mariah Carey ou "You've Got a Friend" de James Taylor. Bom, não sei se sou só eu, mas acho que se ouvisse estas canções numa altura de desespero, o mais certo era ficar a chorar ainda mais baba e ranho. Se o meu objectivo fosse ficar ainda mais deprimida, seria de facto uma boa solução. Não desconsiderando nenhuma das canções, também não simpatizo grandemente com nenhuma delas. Ok, mentira: tenho alguma simpatia pela canção de Simon & Garfunkel, mas nenhuma das outras me diz grande coisa. E em relação ao unanimemente lindo e maravilhoso hino de John Lennon, devo dizer que me irrita um pouco tanta paz e amor. Chamem-me o que quiserem, mas isto são quatro canções com tanto açúcar, que até fazem mal à saúde. É ataque de hiperglicémia na certa.
Bem, como isto aqui não é só dizer mal e depois não apresentar alternativas, aqui fica então uma sugestão de acção anti-desespero, por exemplo, para um coração estraçalhado: sofram, sim, que é preciso, mas com muito ritmo...

2 comentários:

Unknown disse...

Angel, este post podia ter sido escrito por mim. Partilho totalmente da tua opinião, mas chorava um bocado mais que tu se me fosse dado ouvir Bridge over troubled water.
Embora seja fã assumida dos Beatles, o que fizeram às músicas do Jonh Lennon (meteram-nas à força pelos nossos ouvidos porque o homem quinou)desvirtuou-as. Não suporto ouvir Woman e muito menos Imagine. Tal como o Hey Jude, na mesma onda. Dizer que essas musicas são
universais para recuperar o ânimo, é um mito. Ai ai ai mi corazon espinado

Enemy disse...

Bem dito Angel, subscrevo, assino e concordo.
Tanto mel, e tanta paz não levam a nada.
Falando de canções para animar vejam o meu ultimo post. Cura qualquer sensação de mal estar.