segunda-feira, 22 de junho de 2009

A Triologia Nikopol



Foi difícil de encontrar à venda, mas finalmente lá consegui. O empregado da loja dizia-me que não havia edição em português, mas eu tinha a sensação que já a tinha visto algures e de facto era verdade. A edição é de 2005 e o livro é a banda desenhada de Enki Bilal que dá pelo nome de A Triologia Nikopol e que contém três histórias: A Feira dos Imortais, A Mulher Armadilha e Frio Equador. A triologia levou 12 anos a completar, enquanto Bilal perseguia uma carreira como realizador.

A Editora (ASA) descreve assim o livro:
"A Feira dos Imortais", "A Mulher Armadilha" e "Frio Equador" são os três títulos que compõem esta magnífica trilogia de ficção científica. Corre o ano de 2023 e Paris está em ebulição. Agora que eleições manipuladas estão prestes a reconduzir o governo do fascista Jean Ferdinand Chou Blanc, uma nave espacial em forma de pirâmide aparece no céu parisiense. A bordo encontram-se misteriosas divindades egípcias dirigidas pelo imortal Anubis. Ao negociar combustível para prosseguir viagem, o governador Chou Blanc exige-lhes como moeda de troca, nada mais, nada menos do que a imortalidade ou, pelo menos, alguns séculos de vida suplementar. Anubis recusa, tanto mais que um dos seus, o poderoso Horus, desapareceu… Com um cenário futurista pouco encorajador, com lugar para fascistas, divindades mitológicas e para um astronauta do século XX – Alcide Nikopol – esta trilogia é uma obra incontornável da BD de ficção científica.

O próprio Bilal adaptou e realizou o filme (que é o seu terceiro filme) de nome Immortel (ad vitam), baseado nesta triologia. No filme, a acção "ao vivo" é combinada com efeitos CGI. Já vi o filme e recomendo. Encontrá-lo-ão para alugar, mas não sei se ainda existe à venda. Embora não muito bem cotado na IMDb, é um must see para apreciadores da ficção científica, a fazer lembrar The Fifth Element de Luc Besson e Brazil de Terry Gilliam. Poderei descrevê-lo como ficção científica... com um toque de mitologia egípcia. Obra de arte? Eu acho definitivamente que sim.

Sem comentários: