segunda-feira, 1 de junho de 2009

Go with the flow

Tenho andado com demasiada preguiça para pensar detalhadamente em qualquer coisa que seja. Apetece-me fluir. Acontece que a fluidez é feita de muitos pensamentos já processados anteriormente. Estranho, não é?

Vem este pensamento a propósito de outro que me surgiu em alturas de menos preguiça. Dei na altura comigo a interrogar-me acerca da vontade de dissecar arte, seja qual for a forma que ela toma. Cá por mim, posso explicar porque gosto, consigo explicar o que me agradou, o que me tocou. Consigo chamar a atenção para o pormenor requintado que me fascinou, para as palavras que me falaram mais directamente, para os sons que me fizeram mover ou embalar. Tudo tão subjectivo! A arte flui através de quem a observa, não é necessário pensar sobre ela, é necessário fluir (a tal fluidez de muito pensamento já processado!).
É esta a diferença entre alguém que aprecia arte e alguém que a disseca. Dissecar, dividir, rotular, processar. Há rótulos para música, cinema, pintura, escultura em múltiplos géneros! Será que quem tanto precisa de rótulos terá alguma vez a verdadeira liberdade de fluir?

6 comentários:

Anónimo disse...

Belo comentário Angel, acho que esta tua frase "A arte flui através de quem a observa, não é necessário pensar sobre ela", é de anotar pois foi a melhor explicação que tive, sobre a intrepertação de como a Arte (sob todas as formas)toca nos nossos sentidos.
Querer rotular, categorizar ou hierarquirizar qualquer manifestação artistica não passa de uma sublime tentativa de condicionamento e pré-formatar os nossos sentidos.
Parabéns
JP

Anónimo disse...

P.S.
e então AC/DC...vens ou não
????????????

lara_1012 disse...

Recusei o bilhete, neste momento já tem outro destinatário. Bom concerto!
Tcham!... tcharara... tcharara... tcharararararatcha!... etc...
Era o início do Back in black, para o caso de não teres identificado ;)

zedasiscas disse...

Acho que é tudo uma questão de viscosidade do Fluido e da pressão aplicada. se devidamente (im)pressionado tudo flui.ou marcha. tipo novelas da TVI.
laminar ou turbulento!? AC/DC !? definitivamente tubulento.
"não é necessário pensar sobre ela, é necessário fluir" ai está um conceito que me vai aguentar até ao final do ano lectivo.vamos fluindo por aí...

lara_1012 disse...

Oh das iscas, andaste a pensar muito, e agora até as novelas da TVI marcham... isso anda mesmo mal, pá. Posso fazer alguma coisa para te ajudar?

Unknown disse...

É por isso que sabe tão bem! Não ter que pensar. Deixar-se ir na onda artística ou outra qualquer.