sábado, 28 de março de 2009

Em ponto de rebuçado

Sempre fui educada no sentido de cumprir aquilo que prometia. Chegar a horas a dado sítio, combinar uma coisa e levá-la até ao fim, etc, etc. A ideia aqui é que a palavra dada não volta atrás. Claro que não há aqui uma extrema inflexibilidade, mas à partida, alguém que me ouça fazer uma afirmação de intenções, pode contar com a prática das mesmas.

Conheço muitas pessoas que não funcionam da mesma maneira. Identifico-as após os primeiros falhanços e ponho-as na secção adequada conforme o tipo de incumprimento verificado. Existe um tipo de incumpridor que ponho na secção "ok, é deixá-lo". Assim, quando esse tipo de pessoa me diz entusiasmadamente: "Epá, temos que combinar um jantar! Que tal para a semana? Era giro, hein?!", eu respondo: "Ok, ok, depois liga-me e logo combinamos!". É claro que na realidade não estou à espera de nenhum telefonema, naquele caso o que conta é a intenção. Portanto, se o telefonema vier logo se vê, mas é melhor não estar mesmo à espera dele, senão a minha vida irá ficar eternamente congelada. É deixá-lo.

Outro género de incumpridor é o género "atrasado". Este é terrível. Pessoalmente, detesto esperar por alguém, portanto as primeiras vezes que deparo com um incumpridor do género "atrasado", fico a fumegar e com vontade de disparar armas freneticamente numa carreira de tiro. Depois de o colocar na secção devida, tenho algumas soluções para o assunto: 1) passo a combinar sempre x minutos mais cedo do que aquilo que pretendo (para que isto funcione é necessário topar o atraso típico do incumpridor); ou 2) combino o encontro num local onde haja coisas para fazer e não me preocupo minimamente com a hora de chegada do incumpridor, o que interessa é mesmo eu estar entretida.

Existe ainda o género de incumpridor "sempre atrasado, mas sempre avisado". Este é aquele que nós sabemos que inevitavelmente se vai atrasar. Ele próprio é que não o sabe, portanto combina sempre uma hora que depois não consegue cumprir. Mas avisa. Para lidar com este género é necessário ter o telemóvel sempre à mão e não se precipitar na saída de casa sem olhar para o telemóvel primeiro. Ah, lá está a mensagem: "estou 30 minutos atrasado". Pois. Aguardemos.

Há outro género bastante perigoso, o género designado "quero agradar a todos". Este é capaz de fazer a maior confusão de qualquer tipo de combinação, combinar várias coisas ao mesmo tempo com pessoas diferentes, fazer com que ninguém se encontre e com que várias pessoas fiquem chateadas, ou umas com as outras, ou todas com ele. Este género é bastante complicado e é dos que dá mais trabalho: se pretender combinar alguma coisa com um tipo destes o melhor é encher-se de paciência e de saldo no telemóvel, pois o meu conselho é que confirme várias vezes a combinação efectuada e se possível com diferentes pessoas.

É claro que há sempre a alternativa de não combinar nada com estes tipos, mas aí há que pesar as coisas: 1) As virtudes do incumpridor superam os terríveis defeitos? Então pronto, aguente-se. 2) O incumpridor tem tantos defeitos que faz da sua vida um inferno? É mandá-lo à fava.

Sem comentários: