sexta-feira, 20 de março de 2009

Efeitos sonoros

Ben Burtt é um sound designer considerado um pioneiro da sonoplastia moderna, principalmente na área da ficção científica e fantasia. Foi ele o responsável pela criação dos efeitos sonoros que se ouvem na saga Star Wars e o seu trabalho influenciou o que se fez nessa área a partir do primeiro filme da saga a ser produzido, Star Wars Episode IV - A New Hope.

Se consultarem o seu curriculum na imdb verão a quantidade de filmes em que participou com o seu trabalho. O último é o Star Trek (2009) que estreará em breve.

Um utilizador do YouTube produziu uma lista dos 10 melhores sons da saga Star Wars, tendo em conta o ponto de vista do sound designer, bem como a influência posterior do trabalho produzido. Os sons são de facto brilhantes. Pessoalmente, para além do mítico respirar do Darth Vader e dos fantásticos sons dos sabres de luz em acção, acho um portento a explosão das cargas sísmicas.

Antes de vos deixar com o vídeo, fica uma citação do senhor Ben Burtt, a quem possa interessar...

"Your success as an artist, to say something new, ultimately depends on the breadth of your education. My recommendation would be to major in an area other than film, develop a point of view, and then apply that knowledge to film. Because if film is all you know, you cannot help but make derivative work. I found that what I had learned about sound, history, biology, English, physics all goes into the mix."


Sem comentários: