segunda-feira, 14 de julho de 2008

BSG OST (Santinho!)

Graças às minhas conexões com seres alienígenas de várias galáxias (quer muito distantes, quer próximas), veio-me parar às mãos uma banda sonora que já aqui referi en passant: trata-se da banda sonora original daquela que se tornou uma das minhas séries de TV favoritas de sempre: a nova e reinventada versão da Battlestar Galactica.

Ora acontece que a música foi precisamente uma das coisas que logo gostei na série, mas há sempre nas bandas sonoras um pequeno senão: serão elas agradavelmente audíveis por si só ou faltar-lhes-á a imagem que as complemente? Neste caso particular, a banda sonora passa no teste da autonomia, e com distinção. Eu sei que sou suspeita a falar de qualquer coisa que diga respeito a esta série, pois tornei-me uma verdadeira fã, mas acreditem: vale mesmo a pena ouvir. A banda sonora vale por si só e além disso traz consigo agarradas algumas imagens. Quando estamos a ouvir, vem à tona o ambiente da série, e as melodias arrastam consigo os personagens e situações vividas.

Ainda tenho muito para ouvir e não consigo destacar nada em particular. Agradam-me muito as sonoridades orientais que Bear McGreary foi desencantar e que encaixam na perfeição naquele ambiente, e também as sequências de percussão que acompanham algumas das cenas de batalhas espaciais.

Para finalizar, deixo aqui três coisas:

1. Um link fundamental para fãs (pode ser que agrade a algum alienígena), mas que deve ser consultado com cuidado por quem não viu a série, pois está cheeinho de spoilers.

2. A imagem promocional da season 4 (deliciosas, as analogias com a última ceia):



3. Um mantra. Sim, ouviram bem! Aqui vai ele:

Oṃ bhūr bhuvaḥ svaḥ
Tat savitur vareṇyaṃ
Bhargo devasya dhīmahi
dhiyo yo naḥ pracodayāt


Não reconhecem as palavras? ;) Talvez não, a não ser que saibam sânscrito, mas eu ajudo: trata-se do Gayatri Mantra, que segundo Bear McGreary é aquele que é recitado aqui.

Sem comentários: