terça-feira, 21 de outubro de 2008

Brokeback Mountain


O Segredo de Brokeback Mountain, de Ang Lee, foi um filme que deixei passar ao lado há 3 anos atrás. Envergonho-me agora de o ter feito, pois acho que me deixei influenciar por comentários que classificavam o filme como sendo uma história de "gay cowboys", que só teve a relevância que teve por trazer à ribalta uma história de amor entre dois homens ligados a uma imagem tão máscula como aquela que associamos a um cowboy. Na altura deixei-me levar por essas observações e também por algum preconceito, que me fazia não ter muita vontade de ir ao cinema para ver um filme "gay". Vi finalmente o filme ontem à noite, e não me arrependo nada, antes pelo contrário. A história está muito bem contada e soberbamente filmada. Os silêncios valem por mil palavras e Jake Gyllenhall e Heath Ledger fazem grandes interpretações. É uma história de amor, sim, mas não interessa se são dois homens, duas mulheres, um casal heterossexual ou dois alienígenas. Da maneira como está contada, a história envolve-nos e toma conta de nós, sendo a homossexualidade uma questão lateral, que acaba por ser esquecida quando se vê a relação entre os dois protagonistas e é apenas relevante enquanto forma de preconceito social que leva ao percurso por eles tomado. Aqui fica então a minha redenção.

Sem comentários: