sábado, 14 de fevereiro de 2009

A rotina do pequeno-almoço


Fico sempre espantada por haver pessoas que são capazes de ir ao café tomar o pequeno almoço e dia-após-dia comer SEMPRE as mesmas coisas. Invariavelmente encontro nos cafés clientes regulares, aos quais os empregados já nem precisam de perguntar nada. Olham para o cliente e tratam logo de pedir um galão e uma torrada, ou uma meia de leite e um pão-de-Deus com fiambre, ou uma bica curta e um queque, etc, etc, etc. Isto tem evidentes desvantagens. A primeira é para mim, que geralmente apanho sempre um cliente regular que está para ser atendido depois, mas que comunica silenciosamente com o empregado através do olhar e acaba por ter o seu galão à frente primeiro que eu consiga sequer abrir a boca. A segunda é para os empregados dos cafés que eu frequento com alguma regularidade: os tipos devem ficar doidos com a variedade de menus que eu consigo inventar. Se um dia é copo de leite e pão com manteiga, no dia seguinte é meia de leite de máquina e sandes de fiambre e no outro pode ser um abatanado e uma arrufada... enfim, as combinações possíveis são tantas quantas a fome, a variedade de escolha e a disposição diária me possam ditar. Isto, que para mim era normalíssimo, tem vindo a tornar-se cada vez mais, conforme vou constatando, numa grande anormalidade. A maior parte das pessoas faz do pequeno almoço uma rotina sem graça nenhuma! Não consigo encontrar explicação para isto, a não ser uma grande falta de imaginação... Teorias, anyone?

3 comentários:

Unknown disse...

Não vou fazer a apologia do pequeno-almoço, mas digo-te, é a minha refeição preferida. Preferida e variada, embora haja um esquema-base que se repete com mais frequência (a qualquer hora do dia): abatanado com torrada. Nham, nham, nham.
Mas há quem me faça arrepiar com um croquetezinho pela manhã. Pior: com um café!
No sítio onde o tomo quando fora de casa, o empregado faz cara de espanto quando peço uma coisa diferente. O cumprimento passou a ser: -Abatanado?
-Bom dia para si também.

Anónimo disse...

Abatanado? O que é lá isso?
Eu gosto de tomar uma chinesa e meia torrada. Vario bastante os secos, embora não tanto os molhados.
As rotinas dão-nos segurança. Acho que é por isso. As pessoas nem precisam de pensar mto. Pedem o do costume e dedicam o tempo livre disponível a ler o jornal ou um livro. Às vezes nem devem dar pelo saborzinho da comida. Ah! uma carcacinha fresquinha cheia de manteiguinha... Simples e tão saboroso... Só que em mtos cafés assassinam o pãozinho com margarina... Agh... Estragação! Desilusão! Início de dia estragado!
Bjs
MSN

lara_1012 disse...

Abatanado = chávena do tamanho da chinesa, mas com café. Eu geralmente peço só 1/2 chávena :)

E carcacinha com manteiguinha é muito saborosinha!