terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

O pior do plano

Dizia aqui há tempos a Janota, que o pior do plano é quando o plano se desfaz. No caso dela, o plano desfez-se porque havia um teste sobre planos que ainda não estava feito. Não sei qual era o plano original, divino quiçá, mas ele existia. E puf, foi-se completamente, por causa dos planos. Estou a repetir-me, portanto vejamos o meu caso:

Domingo, 11:00
Acordo e tenho um plano. O plano é simples: vou dar assistência técnica a alguém que necessita urgentemente de configurar a internet no seu computador. Almoço. Retorno a casa. Vejo testes. Lancho. Vejo testes. Janto. Preparo uma aula. Vejo os óscares em directo. Durmo.

Domingo, 12:00
Antes da visita para assistência técnica, passo numa loja e não resisto a esbanjar algum dinheiro num apresentador powerpoint com laser incorporado.

Domingo, 13:00
Como me atrasei um pouco, almoço antes da assistência técnica. Passo ao trabalho. Configuro o computador. Já está.

Domingo à tarde
Chego a casa e preparo-me para ver testes. Monto o estaminé necessário, ligo a televisão que fica só a dar ambiente, ligada no canal Hollywood. Às tantas reparo que está a dar o filme Regresso ao Futuro, pela enésima vez. Mas até é giro. Olho para a tv de vez em quando e eis senão quando a tv fica em silêncio. No ecrã vê-se o Michael J. Fox em modo freeze frame. Huuummm... Vou ver se tenho internet. Nada. Levanto-me e olho para o modem: apagado. Verifico o transformador: escalda. Desligo-o. Deixo-o arrefecer. Ligo-o. Diagnóstico: modem, transformador ou ambos, pifados.

Ligo para o apoio ao cliente clix. Como o modem está na garantia sugerem que me desloque à fnac, onde o comprei, para mo trocarem. Agradeço e desligo.

Vou à fnac e troco o modem por outro igual, que por acaso era o único na loja.

Domingo ao fim da tarde
Chego a casa e antes de ligar o novo modem reparo que a luz da casa se está a comportar muito estranhamente. A intensidade luminosa varia desde o modo "romântico à brava" até ao modo "sala de operações". A coisa está muito estranha. Todo o prédio se está a comportar da mesma forma. Um espectáculo.

Ligo para a edp e reporto a situação. Dizem que ainda não tinham sido avisados e que vão mandar um piquete.

Entretanto arrisco e resolvo ligar para o apoio ao cliente para configurar o novo modem. Estamos a meio da configuração e a luminosidade muda para o modo "romântico à brava". O computador desliga-se. Peço ao técnico que aguarde um pouco, se fizer o favor, ao que ele acede. A iluminação, entretanto, mantém-se em modo de romance, mas não à brava. Acabo as configurações e verifico que já tenho internet. Quando me preparo para verificar se a tv também está ok, a luz apaga-se de vez. Porreiro. Agradeço o tempo do técnico e desligo.

Domingo à noite
Encho a casa de velas em sítios estratégicos, teimando em acender interruptores desnecessariamente. É claro que a luz não acende. Lá fora estão duas carrinhas do piquete da edp, de volta de um posto de electricidade do prédio.

Aproveito para jantar, apercebendo-me do quão a electricidade nos faz dependentes.

Já se passou muito tempo na escuridão e finalmente eis que se faz luz. Lá fora, os senhores do piquete dão o serviço por terminado e a luminosidade está, enfim, normal.

Ligo a tv e verifico que não está a funcionar. Ligo para o apoio ao cliente clix. O técnico que me atende informa-me que o modem que tenho não suporta o serviço de tv. Incredulidade e espanto, uma vez que é igualzinho ao antigo, além de a caixa indicar que sim, sim, suporta o serviço de tv. O senhor insiste que não. Eu insisto que sim. Não. Sim. Não. Sim. É diferente do outro. É igual. É diferente. É igual. Talvez seja ligeiramente diferente. É igual. Ok, é igual mas necessita de uma actualização de firmware. Então faça-a. Não posso. Porquê? Não sabe dizer bem. Diz-me que a culpa é da fnac, que eu o vá trocar. Digo-lhe que a culpa é da clix, se vende modems que dizem que suportam serviço de tv e não o suportam, digo-lhe que mo venham cá trocar. Diz-me que se vierem, tenho que pagar deslocação. É preciso ter lata! Neste momento estou muuuuuito irritada, mas tento manter a normalidade no tom de voz. Passam-me para a secção comercial. Dizem-me que vá trocar o modem à fnac. Pergunto qual o modelo. Passam-me à secção técnica. Atende um técnico com voz aveludada, que já sabe da situação toda e informa sobre o modelo novíssimo e moderníssimo que devo pedir na fnac. Desligo o telefone.

Domingo muito à noite
Saio disparada para a fnac mais próxima, antes que feche. Chego lá e passo por baixo de uma rede que está a descer, sob o olhar incrédulo do segurança. Corro para o serviço pós-venda. Os senhores da fnac não estão muito satisfeitos com a cliente de última hora, mas são muito educados. Explico o que se passou e informam-me que trocariam o modem de bom grado, mas a questão é que a clix deixou de mandar modems há algum tempo. Não têm nada, nem um.

Domingo muuuito mais à noite
Chego a casa e ligo o modem. Ao menos tenho net, estou eu a pensar. Não podia estar mais errada. O modem parece ter perdido as configurações e nem deixa que eu o configure novamente.
Ligo para o apoio ao cliente clix, com a ironia em modo máximo. Atende-me o mesmo desgraçado do início da noite. Ele nem quer acreditar, coitado. Depois de mil e uma tentativas para configurar o modem, depois de mil e uma instruções repetidas n vezes, depois de tentar configurá-lo noutro computador, kaput. Nada, nadinha, zero.

Segunda de madrugada, com o barulho de fundo dos actores a desfilarem na passadeira vermelha (graças a Deus pela tv via hertziana)...
O técnico dá o caso por arrumado. O modem está avariado. Vai reportar a avaria e manda cá alguém a casa para trazer novo modem, daqui a uma semana, semana e meia. Nem quero acreditar no que ouço, mas as forças esvaíram-se. Fico calada a pensar no meo. O Ricardo Araújo Pereira vem-me à cabeça, juntamente com o Zé Diogo Quintela: "Espera aí que eu já te digo, ó meo!!"

Epílogo (?)
Tenho net e tv. Ainda é do clix, mas graças a um velho modem, sem wireless, que ainda cá tinha em casa. Quanto ao meo, estou a pensar no assunto. Agora é tempo de óscares, amanhã voltarei aos testes.

1 comentário:

Anónimo disse...

ò croft devias ter lhes amandado com uns tiros e umas facas...
zzzzzzzz