domingo, 21 de novembro de 2010

It Might Get Loud

Vi recentemente um óptimo documentário da autoria de Davis Guggenheim, com o nome do título deste post: It Might Get Loud. São 98 minutos de puro deleite para os apreciadores da guitarra eléctrica e dos três guitarristas que o protagonizam: Jack White, The Edge e Jimmy Page.

É muito, muito interessante ouvir as histórias destes três guitarristas com diferentes abordagens da guitarra eléctrica, perceber como evoluíram, o que foi fundamental para que cada um definisse o seu percurso e o seu "som" e perceber como se apreciam mutuamente. Estes homens foram, cada um à sua maneira, autênticos pioneiros.

Jack White ainda é muito novo e terá ainda muito para dar, mas é visto por muitos como um dos melhores guitarristas da actualidade. The Edge já dispensa apresentações. Começou a tocar como um auto-didacta, foi aprendendo, evoluindo e desafio quem quer que seja a dizer-me que ele não é fundamental para o som dos U2. Sem ele, a banda nunca teria o sucesso que tem: toda a gente sabe como soa uma guitarra "à The Edge". Quanto a Jimmy Page, caramba, o homem é uma autêntica lenda do Rock n' Roll. Não deve haver guitarrista no mundo que não o respeite. Uma coisa que estes três homens têm em comum: discos e mais discos (que inveja daquela sala de Jimmy Page, toda forrada de estantes cheias de discos de vinil!), audições e mais audições de todo o tipo de música, trabalho e mais trabalho, que para qualquer deles é ao mesmo tempo um autêntico prazer. Nota-se bem como cada um deles adora aquilo que faz.

Se gostam de música não percam este documentário.

Trailer aqui.

E uns vídeos que ilustram a mestria de cada um destes senhores, para informar os mais distraídos:

Jack White (White Stripes):



The Edge (U2)



Jimmy Page (Led Zeppelin)

Sem comentários: