segunda-feira, 4 de outubro de 2010

O post que faltava: U2 em Coimbra 02 Out 2010


Uma noite linda em Coimbra, um estádio esgotadíssimo, e os 4 magníficos: Bono, Edge, Adam e Larry. Que mais se pode pedir da vida? Ah, esperem, há mais: os U2 entraram no estádio mesmo ao meu lado, é verdade (!) também aconteceu isso. Enquanto se ouviam os acordes de Space Oddity e a voz do camaleão Bowie, os senhores dirigiram-se ao palco e logo a seguir começou um show de arromba, que ia dando cabo do meu pequeno coração logo à terceira música. Eu sabia que o alinhamento desta tour era mais ou menos semelhante em todos os locais e que havia músicas que eram, vá lá, obrigatórias. Mas não estava à espera, confesso, de ouvir, logo à terceira, uma das minhas favoritas, que não fazia parte da sequência obrigatória: quando a guitarra do Edge atira ao ar os primeiros acordes de I Will Follow, ia-me dando uma coisinha, e das boas!

O palco desta tour é uma autêntica obra de arte, não só ao nível do design, como ao nível do trabalho de engenharia, som e luz. É mais um elemento do espectáculo, que já seria lindo se eles apenas estivessem a tocar em cima de uma prancha de madeira: mesmo que assim tivesse sido, garanto-vos que já estaria satisfeita.

O meu pequeno senão (pormenor, pormenor...): uma ligeira reverberação - penso que o Estádio Cidade de Coimbra foi pequeno demais para aquele palco épico... porque não o Estádio da Luz? Olhem que enchia, senhores... Até podiam não pôr ninguém nas zonas mais elevadas das bancadas, se o problema fosse altura a mais (seria?)... E atenção que eu não estou a puxar a brasa à minha sardinha, acho mesmo que o local do concerto devia ter sido maior - e o maior possível em Portugal é mesmo aquele que todos nós sabemos.

É muito difícil destacar momentos altos num espectáculo dos U2. Afinal de contas, conheço e tenho toda a discografia e portanto conhecia tudo o que eles tocaram, à excepção das músicas do álbum que ainda não saiu - North Star e Mercy. O novo álbum também promete.

Destaques:

+++++ Histeria: I Will Follow, Elevation, Vertigo, Sunday Bloody Sunday.
+++++ Emoção: Magnificent, I Still Haven't Found What I'm Looking For, In a Little While, MLK, One, With Or Without You.

+++++ Momentos muito muito bons: tudo o resto :))

Destaque para as 5 músicas nos encores (5!) e para o fato e microfone luminoso que o Bono utilizou em Hold Me, Kill Me, Kiss Me, Thrill Me: o má-xi-mo!

Quanto a tudo o resto... bolas, comprem o DVD... e mesmo assim não ficarão com a ideia do que aquilo foi.

P.S. 1 - Ah, é verdade! Estão a ver a foto? Fui eu que tirei :)

P.S. 2 - Alinhamento:

Return of the Stingray Guitar
Beautiful Day
I Will Follow
Get On Your Boots
Magnificent
Mysterious Ways
Elevation
Until The End Of The World
I Still Haven't Found What I'm Looking For
North Star (An Acoustic Version)
Mercy
In A Little While
Miss Sarajevo
City Of Blinding Lights
Vertigo
I'll Go Crazy If I Don't Go Crazy Tonight (Remix)
Sunday Bloody Sunday
MLK
Walk On

Encore

One
Where The Streets Have No Name

Encore 2

Hold Me, Thrill Me, Kiss Me, Kill Me
With Or Without You
Moment Of Surrender

Sem comentários: